Porque o não-dizimista não pode exercer qualquer ministério na Igreja


Porque o não-dizimista não pode exercer qualquer ministério na Igreja:

        Não poderão exercer qualquer ministério  na  Igreja  ou  cargo  na  Igreja  [levitas (músicos: cantores ou instrumentistas, ou dirigentes de louvor); conselheiros; Líderes ou Co-Líderes de Células; pregadores; ministradores; intercessores; obreiros; diáconos; pastores; G-12; G-144; G-1728 ou G-20736], os irmãos que não forem fiéis nos dízimos. Por que?

        1º) Os dízimos pertencem ao Senhor:

Lv 27:30-32
"Também todas as dízimas da terra, tanto do grão do campo, como do fruto das árvores, são do Senhor: santas são ao Senhor. Se alguém das suas dízimas quiser resgatar alguma cousa, acrescentará a sua quinta parte sobre ela. No tocante às dízimas do gado e do rebanho, de tudo o que passar debaixo da vara do pastor, o dízimo será santo ao Senhor."

Santo ao Senhor = separado para o Senhor. E sendo assim, os dízimos têm que ser devolvidos ao seu legítimo dono, o Senhor, na Casa do Senhor, onde você está sendo alimentado espiritualmente!

        2º) Porque qualquer pessoa que exerça uma dessas funções ou cargos, querendo ou não, é um líder, e um líder é sempre referencial e exemplo para as pessoas, principalmente para seus liderados.

1ª Co 11:1
"Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo."

        3º) Se um líder não dizima, é certo que os seus liderados também não "sentirão do Senhor" que devem dizimar, uma vez que seu líder não dizima.

2ª Tm 2:2
"E o que de minha parte ouviste, através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros."

Mt 28:18-20
"Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as cousas que vos tenho ordenado. E, eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos."

Um cego não pode guiar outro cego:
Mt 15:14
"Deixai-os: são cegos, guias de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco."
        4º) Não queremos alguém que está claramente, segundo a Bíblia, debaixo de maldição, fazendo parte da liderança da Igreja ou do serviço na Igreja, que é a Casa do Senhor. A Bíblia nos manda a dar honra a quem merece honra. Quem não honra a Igreja também não deve ser honrado.

Rm 13:7
"Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra)

Ml 3:7-12
"Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes; tornai-vos a mim, e eu me tornarei para vós outros, diz o Senhor dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar? Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas dos céus e não derramar sobre vós bênção sem medida. Por vossa causa repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos. Todas as nações vos chamarão felizes, porque sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos Exércitos."

        5º) O liderado, debaixo de autoridade que esteja debaixo de alguma maldição, estará exposto às conseqüências advindas da maldição que está sobre a pessoa a quem se submeteu.

At 5:1-11
"Entretanto, certo homem, chamado Ananias, com sua mulher Safira, vendeu uma propriedade, mas, de acordo com sua mulher, reteve parte do preço, e, levando o restante, depositou-o aos pés dos apóstolos. Então disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus. Ouvindo estas palavras, Ananias caiu e expirou, sobrevindo grande temor a todos os ouvintes. Levantando-se os moços, cobriram-lhe o corpo e, levando-o, o sepultaram. Quase três horas depois, entrou a mulher de Ananias, não sabendo o que ocorrera. Então Pedro, dirigindo-se a ela, perguntou-lhe: Dize-me, vendestes por tanto aquela terra? Ela respondeu: Sim, por tanto. Tornou-lhe Pedro: Por que entraste em acordo para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e eles também te levarão. No mesmo instante caiu ela aos pés de Pedro e expirou. Entrando os jovens, acharam-na morta e, levando-a, sepultaram-na junto do marido. E sobreveio grande temor a toda a igreja e a todos quantos ouviram a notícia destes acontecimentos."

        6º) Ser fiel nos dízimos e ofertas é questão básica, de conversão. Se a pessoa ainda não compreendeu este princípio, certamente não está apta para ensinar coisas mais fundamentais, importantes e profundas. Quem sobre uma escada, começa pelos primeiros degraus, e não pelos últimos.

1ª Co 6:9-10
"Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus."

        7º) Tanto o que não devolve ao Senhor os seus dízimos ou aquele que, ao entregá-los retém parte dos 10% sobre o que recebe ou sobre a sua renda ou salário, estará sendo infiel e estará "sonegando", ou "mentindo" acerca da quantia bruta que recebeu, como foi o caso de Ananias e Safira, os quais, por terem mentido ao Espírito Santo, perderam suas vidas antes do tempo. Escrever no Envelope dos dízimos uma quantia que não se refere a 10% do total ou do "bruto" das suas rendas, é mentir ao Espírito Santo, à Igreja, e aos líderes. Reter parte dos dízimos também é roubar a Deus.

Ml 1:14
"Pois maldito seja o enganador que, tendo macho no seu rebanho promete e oferece ao Senhor um defeituoso; porque eu sou grande rei, diz o Senhor dos Exércitos, o meu nome é terrível entre as nações."

Sl 92:15
"...para anunciar que o Senhor é reto, Ele é a minha rocha, e nele não há injustiça."

Sl 68:6
"Deus faz que o solitário habite em família; tira os cativos para a prosperidade; só os rebeldes habitam em terra estéril."


João Pessoa, 13 de novembro de 2002

Pr. Edgard Fernando Moreira

(Lembre-se: Deus é justo. Só os rebeldes habitam em terra estéril!)